MISSÕES

Testemunhos, histórias do campo missionário, motivos de oração, de investimento e "mão de obra". Faça parte!!!

MISSIONÁRIOS RONALDO E JOANA :

          Conhecemos este casal em 2004, em um treinamento da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, numa cidade próxima de Curitiba, e que após este período moramos juntos em outro treinamento durante 1 ano, pudemos conhecê-los de perto, aprendemos a amá-los e nos tornamos grandes amigos.

          Com muita honra fazemos parte da ong que abriram, podemos dizer que a cada dia eles tem crescido na credibilidade nacional (mesmo entre não cristãos), nos cursos que oferecem às comunidades, no grupo de voluntários e mais ainda no Reino de Deus!!!

          Eles são missionários de tempo integral,  moram em um ônibus-casa a 6 anos, são idealizadores e fundadores da ONG Pão é Vida e atualmente Ronaldo e Joana também são pastores da Primeira Igreja Batista de Santa Cruz do Capibaribe/ PE, além de todo o trabalho itinerante nas populações mais distantes do sertão para evangelização e implantação de novas igrejas, oficinas profissionalizantes e inclusão.

          Eles são um exemplo de dedicação e entrega, íntegros tando no caráter como na obra do Senhor!

Ass. Vítor e Érica.

 O CASAL JÁ FOI MATÉRIA NA RBS TV / RS - REVISTA ÉPOCA, TV GLOBO DO RS E  RJ, SIDYS TV A CABO – CN AGITOS, REVISTA E BLOG DESAFIOS / PE – JORNAL DE MOSSORÓ / RN E DIVERSAS OUTRAS MÍDIAS PELO NORDESTE.

FONTE – TRECHO DE MATÉRIA NA REVISTA CN EM DESTAQUE 2009 - BLOG PÃO É VIDA: http://www.ongpaoevida.blogspot.com/ TWITTER: http://twitter.com/#!/ongpaoevida
EMAIL: ronaldo_joanadarc@hotmail.com - Fones Claro (81) 9278 9315 (81) 9752 0140 Tim

Conheçam aqui um pouco mais da história deles:
Vítor e Érica.

HISTÓRIA DE VIDA


Certo dia como de costume, sentados no sofá de casa, vendo o noticiário em um canal de TV, exibiram uma reportagem, onde uma mulher de uns 29 anos dando uma entrevista em uma habitação típica do nordeste, feita de barro e varas. Seu semblante faminto era assustador, o cristalino do olho, totalmente amarelado... O repórter perguntou o que ela tinha, ela respondeu que caminhou 2 léguas até a cidade para ir ao médico, o médico disse que ela precisava alimentar-se. Ela explicou ao repórter que o trabalho que existia ali, era cortar cana de açúcar o dia inteiro para ganhar R$ 1,00 quando não tinha esse serviço ela não tinha o que comer (...). No dia seguinte, o noticiário informou que havia alguém interessado em apadrinhar aquela mulher com 1 ano de cestas básicas, mas, essa nobre atitude não seria possível, pois ela já havia morrido, de fome.

Ronaldo e Joana D'arc Henzel - Fundadores e voluntários da Pão é Vida.

 O casal ficou conhecido nacionalmente em 2007 após matéria de destaque na revista Época e em 2009 quando o Domingão do Faustão enfatizou projetos sociais e contou a história do casal que morou num ônibus casa (Motor Home) por 3 anos.
Depois disso, inúmeras mídias fizeram matéria com a história do casal que deixou o extremo sul do país para viver na região do Semi-Árido Brasileiro.
Houve um tempo em que  Joana D´arc era apenas uma menina sertaneja, que caminhava quilômetros por estradas empoeiradas para ir ao grupo escolar Pedro Cipriano Dantas (nome do seu Bisavô). Ela nasceu no Sertão do Rio Grande do Norte; seus pais, Geraldo Dantas de Medeiros e Marilene Dantas, é sobrinha do poeta e escritor Celestino Alves, também Norte Rio Grandense. Aos 18 anos Joana foi para São Paulo, onde trabalhou em empresas como a Wrangler e C.  Prata LTDA. Se profissionalizou como cabeleireira na Teruya (renomada escola de cabeleireiros de São Paulo) e Design gráfico. Joana é a presidente da ONG PÃO É VIDA, desbrava os lugarejos do Sertão levando diversos projetos e atividades até as comunidades.
Aos 20 anos conheceu um empresário gaúcho em São Paulo, onde gerenciava uma empresa. Ronaldo Henzel possuía uma sólida empresa, RRH - Comércio e Representações, atuante em 68 municípios do Rio Grande do sul. Casaram de fevereiro de 1998 na cidade de Pelotas, onde viveram por mais de 7 anos.
Em 2004 comprarem um Motor Home e decidirem morar nele rodando pelo Nordeste Braseiro, desenvolvendo diversos projetos.
UMA FRASE DELA: O mundo é feito de pessoas que fazem a história, ou sofrem a história
QUEM É RONALDO HENZEL  Descendente de imigrantes alemães que já estavam no Sul do Brasil em 1827 (...). Viveu a maior parte da vida no Rio Grande do Sul, na Cidade de Pelotas, onde foi empresário do ramo publicitário por 24 anos. - Em uma viagem de negócios a São Paulo em fevereiro de 1997, conheceu Joana D arc, casaram em fevereiro de 1998. Por 7 anos viveram no Rio Grande do Sul. Ronaldo veio ao Nordeste de férias pela primeira vez em 1999, quando conheceu o Sertão, depois disso foram mais 2 viagens de carro do Rio Grande do Sul ao Rio grande do Norte. Assim conheceu bem seu país e a região do Semi- Árido (...). daí sua vida deu um giro de 180º.
Em 2004 compraram um ônibus casa e tiraram a Pão é Vida do papel, já estão há mais de 6  anos longe do outro Rio Grande, o do Sul e para alegria nossa, perto do nosso Rio Grande, o do Norte.

Em 2005 concluíram o preparo Missio-teológico do Campus Crusade for Christ / EUA em São Paulo.  Já haviam concluído o curso Missiológico no Rio Grande do Sul. Rumaram para o Nordeste do Brasil a bordo do motor home, para desenvolver diversos projetos.

Ministram palestras em empresas e instituições sociais, desenvolvem também parcerias para levar adiante as atividades da instituição fundada com o objetivo de plantar boas sementes no coração de cada pessoa.

UMA FRASE DE RONALDO: Amo Jesus Cristo, acredito que o amor é a maior força que o homem pode conhecer!
FONTE: Trechos da reportagem da  Revista Currais Novos em Destaque 2009.

Um gaúcho  encontrou uma menina do Rio Grande do Norte, em São Paulo, que se tornou a mulher de sua vida! Ronaldo foi a trabalho na loja de Joana e insistiu por carta e telefone durante vários meses. Eles se encontraram por apenas três vezes e casaram! Dois anos depois, venderam tudo e assumiram o sonho de viajar e morar em um ônibus para desenvolver um projeto social no sertão brasileiro. O casal criou um projeto com oito frentes de conscientização dos sertanistas para que eles tenham como agir para conseguirem seus sonhos. Oficinas de leitura, de corte de cabelo, de artesanato, palestras motivacionais e preventivas estão dentre as ações empregadas. A idéia deles é não só dar o peixe, mas ensinar a pescar. Hoje, o projeto tem 40 voluntários, mas a idéia é ampliar. “Estamos semeando algo que hoje não se dá muita importância, mas, daqui há alguns anos, as crianças terão outra consciência”, finaliza Joana. Confira detalhes no projeto clicando no vídeo abaixo! http://www.youtube.com/watch?v=RK4e1vGdX60
  COMO TUDO COMEÇOU?

SEMEANDO AMOR

SEMEANDO AMOR:


“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.”
(2 Tessalonicenses 3:13)



“Quem semeia amor às vezes colhe ódio e indiferença”.


Não significa que as sementes de amor produzem frutos como ódio e indiferença, as sementes dão fruto segundo a sua espécie. Então, como alguém que semeia amor pode colher ódio e/ou indiferença? Outros plantaram estas coisas e nem sempre colhemos o que plantamos.


Dá vontade de guardar as boas sementes do amor ou selecionar minuciosamente o solo em que as lançamos. Sim, isto é comum aos humanos.

É triste ver pessoas que receberam nosso amor e dedicação e retribuírem com indiferença e ódio. Porém, é ainda pior reter as sementes do amor.

Pense comigo, sementes de amor só podem produzir frutos de amor, independente de quem venha colher, o fruto será amor. Dependendo do solo em que é plantada uma semente pode produzir cem, sessenta, trinta por um, ou pode até morrer, mas se brotar produzirá frutos segundo a sua espécie, e é isto que importa.

Lições:

1ª) Se plantarmos amor, o mundo colherá amor e os seres humanos estão precisando de amor, mais do que qualquer outra coisa.

2ª) É uma alegria plantar a boa semente do amor, dá um sentimento indescritível fazer o bem, e devemos alegrar-se com o fato de plantar, independente da colheita, devemos saber que ela ocorrerá em algum momento e em algum lugar.

3ª) Quanto mais plantarmos, mais colheremos, se plantarmos sem muita expectativa de colher a colheita será uma experiência muito mais satisfatória.


Pr. Vítor Pelegrin.